segunda-feira, 14 de maio de 2012

Enfermagem e o corpo humano



Enfermagem e o cuidar do corpo do paciente

Discente: Kamilla Costa

Sabemos que a enfermagem requer de seus profissionais conhecimento, respeito e principalmente ética, é de suma importância estabelecer uma relação de confiança entre profissional e paciente, respeitando limite de cada um.

Quando pensamos em cuidado, é necessário perceber a abrangência dessa palavra e, automaticamente fazer correlação com todos, os profissionais da aérea de saúde que, para promover a saúde necessita desenvolver o cuidado ao paciente, para promoção do bem estar, impulsionando, potencializando e qualificando a vida de cada paciente e sua família

O cuidado ao paciente envolve a tomada de decisões e o desenvolvimento de atividades executadas em seu atendimento, quando a enfermagem e o paciente, em um processo de interação, buscam conhece-se mutuamente, compartilhando e negociando conhecimento, crença e valores, em situações de saúde doença.

Para que haja um avanço nas discussões sobre o cuidado, é necessário que o trabalhador adote a postura de colocar-se no lugar do ser que é cuidado para sentir quais são suas reais necessidades, e que o contexto familiar e institucional sejam reorganizados, garantindo conforto, resolutividade e atendimento humanizado para os protagonistas do cuidado, seres que cuidam e seres que são cuidados. Assim, acontece o “cuidado humanizado”, ou seja, o cuidado propriamente dito, a criação da empatia entre cuidador e ser cuidado, cada um colocando-se no lugar do outro e pelo menos, tentando entender o que se passa naquele momento na vida daquele indivíduo. È realizar a reflexão de que se deve cuidar do outro como se o cuidado fosse para ele próprio. “Não faça ao outro aquilo que você não gostaria que fosse feito a você”, é uma frase bastante conhecida, mas muitas vezes, pouco praticada.

Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/saude/msau16.pdf>. Acessado em 10 de maio de 2012

2 comentários: