sábado, 26 de maio de 2012

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM FACE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Historicamente, os primeiros cuidados de Enfermagem surgiram nas comunidades primitivas através de rituais sobrenaturais e de magia, uma vez que as doenças eram atribuídas aos deuses.(BELLATO et al.,1997).
A enfermagem moderna nasce com Florence Nigthigale, na segunda metade do século XIX, e é neste mesmo contexto que surge a divisão do trabalho de Enfermagem, no qual de acordo com Bellato et al. (1997, p. 77). A formação de enfermagem até o século XX era nada mais que cuidadores, religiosos, práticos, leigos sem preparo formal.
Hoje, embora exista vários cursos muitos preparam os profissionais de maneira vergonhosa, ainda que existem aqueles que almejam um simples diploma, a maioria buscando conhecimento cada vez mais, preparando-se, especializando em áreas, mestrando, doutorando. A Enfermagem é um prestador de serviço, vem buscando incessantemente por conhecimento científico,  luta para demarcar seu lugar na saúde, para mudar as diferenças salariais, as condições de atuação muitas vezes precárias, a jornada de trabalho inflexível,  e ter um piso salarial.
Bjooo,  Jailma

Nenhum comentário:

Postar um comentário