Aluna: Sueli Fernandes da Conceição de Souza
Cuidado de enfermagem e o corpo.
A enfermagem é uma ciência de especificidades, é uma essência na arte do cuidar, cuja modalidade é integral e holística, e desenvolve atividades especificas que envolve o bem está do individuo através de suas modalidades como promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde através da ética profissional. A forma de cuidar do corpo é uma construção de saberes do profissional de enfermagem, onde requer conhecimento, percepção, habilidade e sensibilidade. O ato de tocar no paciente requer do profissional saberes onde envolve todas as suas técnicas e avaliações mediante o individuo, requerendo dessa forma avaliar e interpretar o significado e preocupações do cliente através das avaliações não-verbais, e cuidar com o objetivo de diminuir a ansiedade do paciente e transmitir confiança e estabelecer relação com o outro através do toque. Preservando também sua integridade física e moral, até porque é muito difícil para o paciente está exposto perante pessoas que não conhece, dessa forma é preciso estabelecer um vinculo de confiança, porque quando se invade o corpo do doente para fazer qualquer procedimento apesar de necessário, causa vergonha e constrangimento ao paciente. A enfermeira procura preservar a integridade e a privacidade dos doentes usando biombos, cobrindo partes do corpo que não precisa ficar exposta durante um procedimento, e solicitando que familiares ou visitantes se retirem do quarto para a enfermeira realizar os cuidados necessários para o individuo, caracterizando essa tentativa de proteção como um gesto humanitário e de respeito.
Em fim cuidar do paciente vai além do objetivo de inspeção, percussão, palpação e ausculta, tendo como forma objetiva e racionalista, onde demanda reconhecer e utilizar a objetividade entendendo como dimensão que permeia todos os seres humanos, dessa forma podemos melhorar seu processo de cura, e proporcionando que amenimize o desconforto do internamento e procedimentos realizados nos doentes.
Referencia: textura EA a critica e a sensibilidade no processo de cuidar na enfermagem. Revista da escola de enfermagem Anna Néri / 2004 des. 8(3).369.
Disponível http: //www.fev.ufg.br/revista6 3/13Revista3.hotmal
Nenhum comentário:
Postar um comentário