domingo, 13 de maio de 2012

CUIDADOS DE ENFERMAGEM E O CORPO


CUIDADOS DE ENFERMAGEM E O CORPO (Silvânia Ferreira)

A enfermagem como profissão concentra por natureza o cuidado prestado que vai desde o individuo saudável (nesse caso o cuidado preventivo), até aquele que se encontra em processo de adoecimento ou de invalidez, por este motivo encontra-se fragilizado tendo que encarar um ambiente desconhecido e estressante, além disso, perde a sua autonomia, intimidade e privacidade, expondo completamente seu corpo e passando obrigatoriamente os cuidados deste para o profissional de enfermagem.
            Nesse sentido o corpo do outro é visto antes de qualquer outra coisa como algo sagrado, individual e que por isso necessita ser manipulado com total respeito e atenção, contudo, este cuidado não é válido se não associada primeiramente a uma informação esclarecida a respeito do procedimento ao qual será feito antes de explorar qualquer que seja a parte do seu corpo, por mais simples que seja esse procedimento para nós, afinal o paciente na sua sensibilidade pode não encarar como algo simples (o que é natural) até mesmo pelo estado emocional ao qual o mesmo se encontra. Ao cuidar do ser humano é necessário que o enfermeiro antes de tudo se coloque no lugar do paciente exercite a ética no seu cotidiano, até porque o cuidado baseado na ética direciona-nos a ações moralmente corretas, pois mais que assistências o ser humano na sua fragilidade necessita da qualidade dessa assistência, essa qualidade ao qual me refiro só se conquista através da humanização. É primordial que o profissional de enfermagem comece a exercitar o cuidado humanizado antes que sejam substituídos por máquinas, pois a tecnologia esta cada vez mais inovadora e no curso que se encontra não será difícil desenvolver robôs que prestem os cuidados mecanizados que atualmente são dados por parte dos enfermeiros, o que infelizmente é a realidade maior que se vê nos hospitais por parte dos profissionais. O que acredito e tenho forte convicção é que mesmo com a tecnologia cada dia mais inovadora ela será incapaz de substituir um bom profissional, não me refiro ao profissional cheio de técnicas e teorias, (não que os dois sejam desnecessários afinal fazem parte do processo), porém é fundamental e valioso antes de qualquer outra coisa o conteúdo interior “a essência humana”, pois sem dúvida máquina nenhuma jamais a substituirá
            Dessa forma a comunicação verbal é indispensável para que se crie vínculo de confiança e respeito entre o profissional de saúde e o paciente eliminando assim parte da ansiedade a qual não deixa de trazer sofrimento para o cliente, com isso expressões da fala e a própria fala são as pontes entre o coração e o outro, o modo da fala reflete também a relação que ela esta construindo com o profissional da saúde se é arrogante, submisso, sedutor, isolado ou mesmo apático. Portanto nós como futuros profissionais de enfermagem somos convidados a refletir cada dia mais a respeito da “essência do cuidar” não apenas o cuidar como prática que com o tempo torna-se mecanizada, assim todo cuidado prestado ao paciente deve abranger todas as áreas do individuo, em outras palavras somos convidados a olha o outro como ser em sua totalidade bio-psico-social, não apenas como mais um doente que chega a unidade pra ser atendido.

REFERÊNCIA

PUPULIM, Simone, SAWADA, namie. O Cuidado de Enfermagem e a invasão da privacidade do doente: uma questão ético-moral. Ver. Latino-Am. Enfermagem vol.10 nº 3 Ribeirão Preto May/June 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10. 1590/S0104-11692002000300018 - acesso em 10 de maio 2012 – acesso em 10 de maio de 2012.

CARVALHO Ariana, PINHO Maria, MATSUDA Laura, SCOCHI Maria: Cuidado e Humanização em enfermagem: Reflexão necessária. In 2º SEMINARIO NACIONAL ESTADO E POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL 2005, Cascavel, Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/saude/msau16.pdf – acesso em 10 de maio de 2012.

SILVERA, Renata. Cuidado Humanizado, a grande arma da enfermagem “atual e atuante”, disponível em http://www.santamonicaunai.com.br/?p=blog&post_id=14 – acesso em 10 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário