sábado, 26 de maio de 2012

Os fatores que causam a precarização de enfermagem.


Atualmente a enfermagem vem enfrentando diversos problemas, em relação a sua atuação no campo profissional, e sofrendo um processo de extrema precarização por diversos fatores como: devido ao acumulo de emprego, diferenças salarial, o não reconhecimento dos seus valores reais, as desqualificações de alguns profissionais por falta de conhecimento técnico cientificam, falta de humanização e o número crescente de formandos. Em relação à precarização que decorre em acumulo de empregos é por cauza da má remuneração desses profissionais obrigando-lhe a recorrer um suprimento de salário, com isso deixa o mesmo inflexível para cumprir suas tarefas necessárias. A falta de conhecimento por parte de alguns profissionais se da devido à formação de graduação onde sem o real conhecimento cientifico leva o mesmo a praticas errôneas colocando em risco vidas de pessoas inocentes. Falta de humanização com o paciente onde os profissionais torna-se inflexíveis devido ao problema que a acomete as pessoas em um momento de sofrimento, com isso causa uma insegurança e medo do individuo que esta sendo cuidado por esses enfermeiros. O número excessivo de formandos causando uma preocupação na área de atuação dos mesmos.  
Por esse motivo é preciso criar estratégias com a finalidade de solucionar cada problema relacionado aos fatos acima citados, para que o enfermeiro possa atuar de  forma coerente buscando mais conhecimento atuar de forma adequada para  realização de suas atividades, por essa razão se faz necessário um aprimoramento em relação a parte cientifica e técnica da atuação dos profissionais almejando qualidade de trabalho e segurança para o próximo, e carga horária mais flexível sendo que dessa forma seus valores posam ser reconhecido. Para que haja de fato mudanças é de fundamental importância que os profissionais exerçam suas atividades com dedicação uma remuneração com isonomia salarial, porque é um dos fatores que acarreta o desempenho da profissão e através dessa diferença que compromete o vinculo trabalho e profissão, e que finalmente de fato sejam reconhecidos os seus valores reais e percebido como verdadeiros profissionais. 
  
  


Referencia: Boletim informativo eneenf; n°01, ano VII, ed. mar. 2009.
E-mail; rosamaria @ pop.com.b
Lima lm. Motivação na enfermagem: uma abordagem teórica e uma visão pratica da realidadede.e contesto enfermagem 1996;5(2):132-9.
BELLATO,R .;PASTI, MJ ,; TAKED,E.Algumas. reflexões sobre o método fundamental no trabalho de enfermagem. Ver. Latino- am. Ribeirão Preto, v.5.n.1,p.75-81,janeiro1997.
Postado por – Sueli Fernandes da Conceição de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário