sábado, 12 de maio de 2012

ENFERMAGEM E EXPOSIÇÃO DO SER CUIDADO

Por: Lainara Gonçalves Lopes

A enfermagem atua efetivamente no cuidado e na manutenção do bem estar do paciente, muitas vezes para que a realização desse cuidado seja feita de forma efetiva e eficaz, para o bem-estar se faz necessário à exposição do corpo do paciente, e isso perpassa por muitas questões desde a invasão da privacidade até as questões éticas e legais da profissão.
Podemos observar que o paciente enfermo na maioria das situações perde a autonomia para realização do auto- cuidado, principalmente em ambiente hospitalar, precisando que a equipe de enfermagem intervenha na perspectiva de lhe proporcionar o bem estar e minimizar o desconforto que a doença acarreta. Por esse motivo cabe a nós saber entender e lhe dar com o corpo do outro de forma ética, preservando o respeito e a individualidade de cada paciente, pois o corpo em si, é algo único e individual.
Podemos observar, que não somente o constrangimento se dá por parte dos pacientes, nós enquanto estudantes têm receio ao fazer os procedimentos básicos como banho-no-leito, passagem de sonda vesicar dentre outros cuidados que é individual da equipe de enfermagem, porém com o passar do tempo, e a prática que vamos adquirindo no decorrer dos estágios vão dando espaço a segurança e também à necessidade de levar o bem-estar aos pacientes.
A enfermagem ao tomar conta do doente, concentra o poder de decisão sobre o seu corpo, expondo sua individualidade para realização dos procedimentos, muitas vezes sem questionar a vontade do paciente. Mesmo que esse ato seja necessário devemos ter a noção que toda essa invasão, apesar de necessária, causa vergonha e constrangimento ao cliente.
O fator da nudez é uma questão relativamente importante, e é um dos piores pontos quando se é questionado aos pacientes.
A enfermagem procura preservar a intimidade e a privacidade dos doentes usando biombos, cobrindo partes do corpo que não precisam ficar expostas durante um procedimento e solicitando que familiares/visitas retirem-se do quarto/enfermaria ao realizar um cuidado, caracterizando essa tentativa de proteção como um gesto humanitário e de respeito.
A palavra "saúde", para a Organização Mundial de Saúde (OMS), não é meramente a ausência de doença, mas também o completo bem-estar físico, psíquico e social do indivíduo, dimensionando este problema, mas que raramente é abordado, embora provoque muito "mal-estar" ao indivíduo enfermo.
A partir desse trecho podemos observar que se faz necessário a exposição do corpo do paciente para que melhore o seu processo de cura, ou ao menos amenizar o desconforto do ambiente hospitalar.

REFERÊNCIA: PUPULIM, Simone,SAWADA, namie.O Cuidado de Enfermagem e a invasão da privacidade do doente: uma questão ético- moral. Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.10 no.3 Ribeirão Preto May/June 2002. Disponivel em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000300018- acesso em 08 de mai 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário